DICAS: 22 DICAS DA PIXAR PARA ESCREVER


Olá gente, olha eu aqui novamente! Ver o blog atualizar de novo dá ate uma emoção, confesso. 
Hoje o post é sobre dicas da Pixar, todos conhecem muito bem aquela vinheta que até hoje eu me divirto vendo. Eles fizeram 22 dicas pra você fazer uma historia cativante, tanto as de conto de fadas como uma historia da sua vida, que tal?! Bom, eu não exclui nenhuma dica pois vocês precisam ler todas, eu tenho certeza que algumas vocês realmente levaram a sério e faram a fanfic de vocês de outro ponto de vista. Esse post é interessante pois muitas dicas simples que usávamos antes foram descartadas por nós mesmos achando que era muito "errado" sendo que continuar usando é mais legal. Bom, espero que gostem deste post. Vamos lá:

  1. Você admira um personagem por tentar, mais do que pelo sucesso.
  2. Você deve se lembrar o que é importante para você como leitor, não o que é divertido de fazer como um escritor. Essas podem ser coisas muito diferentes.
  3. Tentar se manter no tema é importante, mas você não vai ver sobre o que a história verdadeiramente é até o fim. Agora reescreva.
  4. Era uma vez ____. Todo dia, ____. Um dia ____. Por causa disso, ___. E por isso, ___. Até que finalmente _____.
  5. Simplifique. Foque. Combine personagem. Pule sobre desvios. Você sentirá que está perdendo coisas importantes, mas isso vai te libertar.
  6. No que o seu personagem é bom? No que ele fica confortável? Jogue a eles o polo oposto. Desafie-os. Como eles lidam com isso?
  7. Resolva seu final antes que você desenvolva o meio. É sério. Finais são difíceis, comece a trabalhar no seu antes.
  8. Termine sua história, deixe-a mesmo que não esteja perfeita. Em um mundo perfeito você poderia ter os dois, mas supere. E faça melhor da próxima vez.
  9. Quando você está preso, faça uma lista do que NÃO acontecerá a seguir. Muitas vezes o material para se soltar vai aparecer.
  10. Destrinche histórias que você goste. O que você gosta nelas é parte de você, você precisa reconhecer antes de usar.
  11. Colocar no papel te permite começar a consertar. Se continuar em sua cabeça, uma ideia perfeita, você nunca dividirá com ninguém.
  12. Ignore a primeira coisa que vier em sua mente. E a segunda, terceira, quarta e quinta. Tire as escolhas óbvias da frente. Se surpreenda.
  13. Dê opiniões aos seus personagens. Você pode gostar de personagens passivos e maleáveis enquanto escreve, mas é veneno para seu público.
  14. Por que você precisa contar ESTA história? Qual é a crença em que você alimenta esta história? Este é o coração da história.
  15. Se você fosse seu personagem, nessa situação, como você se sentiria? Honestidade dá credibilidade à situações irreais.
  16. Quais são as chances? Dê-nos motivos para torcer para seu personagem. O que acontece se eles não forem bem sucedidos? Apresente as chances contra.
  17. Nenhum trabalho é desperdiçado. Se não está dando certo, deixe para lá e continue; vai voltar se for útil depois.
  18. Você tem que se conhecer: a diferença entre fazer o seu melhor e enrolar. Histórias são testes, não refinamento.
  19. Coincidências para deixar seus personagens em maus bocados são ótimas; coincidências para livrá-los disso, são trapaça.
  20. Exercite: pegue os blocos construtivos de um filme/livro que você não gosta. Como você reorganiza eles em algo que você gosta?
  21. Você tem que se identificar com suas situações e personagens. Não basta só descrevê-los como "legais". O que faz VOCÊ agir dessa forma?
  22. Qual é a essência da sua história? Se você sabe disso, você pode construir a partir daí.
Seu comentário é muito importante para nós, critique, sugestão é bem vinda e seu elogio também! Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário