DICAS: COMEÇANDO A ESCREVER


Olá leitores , estou aqui novamente de volta com Passo a Passo Fanfic's e dessa vez é uma das partes finais para poder ter uma boa estrutura em escrita , ideias e tal para começar a escrever sua fanfic. Eu realmente espero que tudo isso ajude vocês . Muitos iram ignorar e só leu por ler mas algumas coisas ditas alí que podem ajuda durante sua escrita , fiquem bem espertos e qualquer dúvida pergunte.



                                                COMEÇANDO A ESCREVER 



  • Começando

"Como eu começo?": sim, faz parte do planejamento para a criação de suas primeiras linhas e palavras, mas assim como o fim, tem grande importância e precisa ter os mínimos detalhes pensados. Se teve uma idéia, pense se ela pode ser usada no início; sendo boa ou não, não descarte-a: pode ser que esta seja útil mais a frente e aí, só lhe resta a pensar no início. Mas há algumas coisas básicas, como o fato que o início tem que ser atrativo para os leitores, aquela velha coisinha de "primeira impressão", ou a história não tem muito futuro. Ela pode melhorar, tornando-se a melhor fic de todos os tempos, mas se não começar aceitavelmente bem, poucas testemunhas vivas sobrarão para defender tal ideia, então é bom pensar em um início que prenda o leitor e aí a liberdade é livre: pode ser por ação, drama, originalidade, "bizarrice", cena engraçada... não importa. O que realmente importa é que o resultado de tudo isso seja um início com louvor e que você tenha orgulho ao escrever.
Agora, sem mais delongas, vamos começar a planejar sua primeira história:


  • Planejamento

Muitos dizem que isso é algo desnecessário em muitas histórias, que foram escritas improvisadas na maior parte, mas a falta de planejamento na história pode causar alguns problemas como: 

Alongamento desnecessário de capítulos: Por conta de não saber como os capítulos terminarão, os escritores ficam perdidos sem saber quando terminar, criando capítulos ora minúsculos, ora gigantescos.

Finais-meio e finais-epílogo: O primeiro são os finais que acontecem aleatoriamente, quando a história está no clímax, quando o mocinho está prestes a ficar com a mocinha ou o vilão finalmente terá o cruel destino que merece, e simplesmente termina. O segundo são os finais que acontecem bem depois do que deveriam, inclusive estes são BASTANTE comuns. Os dois são ruins e podem causar um grande "baque" na imagem do escritor. 

Abandono da história: existem escritores que não conseguem escrever de forma improvisada por muito tempo e chega um momento que não conseguem mais improvisar, consequentemente desistindo e chamando erroneamente de "Writer's Block"(ou "Bloquei Mental").

O planejamento é importante justamente para saber quando e como a história vai começar e terminar. Não precisa planejar TUDO que aconteça, mas saiba pelo menos o básico do começo, meio e fim.
Saber o fim, por outro lado, é REALMENTE necessário, senão a história vai alongar e alongar... e alongar... até que sobrem poucos leitores, sendo que a maioria destes só acompanham na esperança de que o escritor saiba, pelo menos, o fim daquela miscelânea toda.


  • Originalidade

Costumamos dizer que ser original não é um atributo TÃO necessário assim e, por mais que você se esforce para pensar em uma grande ideia, provavelmente alguém já pensou antes de você(histórias com bronies ou humanos em Equestria? É, muitos já tiveram essa idéia). É um dos fatores do porquê de considerar boas histórias serem melhores que as que se apegam pela originalidade da mesma. Temos certeza que não somos os únicos nesse mundo a pensar dessa forma. Não se deve prender ao original porque, até mesmo se for REALMENTE original, não é o suficiente para caracterizar como uma boa história. O ideal é que você tenha uma boa idéia, mas que saiba desenvolvê-la. Não estou dizendo para apelar para o clichê ou coisa do tipo, mas também não deve achar que uma ideia é ruim só porque já foi usada outras vezes. Quem busca perfeccionismo na escrita, dificilmente vai a algum lugar.

"Minha história é boa ou não?":  Sinceramente? Quem deve dizer isso é o próprio escritor para si mesmo. Se não se sente bem com a sua história, desista, porque dificilmente você vai conseguir passar o que realmente quis nela.

Claro, não precisa achar que sua história é "A Melhor Fanfics De Todos os Tempos" ou "O Suprassumo da Fodasticidade", porque isso também causaria o problema de não ver falhas em certos pontos em sua fic e, quando estas forem citadas e apontadas por seus leitores, você possivelmente não irá aceitá-las.
Mas a modéstia exagerada também enche o saco. Se não acha que está escrevendo algo bom e nem se sente bem ao escrever, minha dica é que pare. Não vale o esforço e forçar só piora.


  • Atualizações

Nunca abandone a história por muito tempo, pois você pode perder leitores fiéis. E parece que não, mas atualizações frequentes demais podem ser uma faca de dois gumes no futuro: se você atualizar mais de uma só vez, seus leitores ficarão exigentes e se eles ficarem exigentes, você pode acabar se forçando a escrever qualquer coisa somente para saciar tais exigências. Not good, not good at all. Caso a história seja grande e/ou você leve muito tempo para escrever, é bom deixar avisado ao leitor. Que atualize de dois em dois meses, mas se o leitor não tiver tal informação, vai acabar desistindo pela lentidão da história, então não engane-o: seja sincero e diga que o intervalo entre capítulos é/pode ser grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário