DICAS: COMO CRIAR TÍTULOS INTERESSANTES



*Matéria original por Conexão Autor, Ronize Aline. 

Um bom título deve cumprir duas funções básicas:


  1. Descrever rapidamente sobre o que é o seu livro.
  2. Capturar imediatamente a atenção do leitor e fazê-lo abrir o livro para descobrir mais. 


Veja alguns elementos que compõe um bom título:




Linguagem Poética: alguns grandes títulos utilizam elementos poéticos na sua construção. É o caso, por exemplo, de E o vento levou, O morro dos ventos uivantes  e A morte de Quincas Berro d’agua.

Palavras de ação: títulos que sugerem ação costumam funcionar muito bem para histórias que contenham cenas épicas ou de aventura. É o caso de As aventuras de Tom Saywere e A Guerra dos Tronos (e claro, Jogos Vorazes, Maze Runner, etc).

Nomes de personagens: usar nomes de personagens em títulos costuma reforçar alguma característica (ou destino) do protagonista. Temos como exemplo O curioso caso de Benjamim Button  e toda a série Harry Potter. 

Títulos peculiares: títulos que trazem referências ou associações inusitadas, contradições ou situações inesperadas são eficientes em despertar o interesse. É o caso de Eram os deuses astronautas? e Entrevista com o vampiro. 

Como criar títulos interessantes em 7 passos


  1. Procure nas livrarias e internet livros que sejam do mesmo gênero do que você está escrevendo. Anote o título de uns vinte deles e separe os que lhe chamaram a atenção. Olhe com atenção cada um deles e tente identificar por que lhe atraíram, o que têm que despertaram seu interesse, o que exatamente você gostou neles. Agora olhe para a outra lista e perceba por que não gostou deles, o que soou estranho em cada um.
  2. Pegue uma folha de papel e trace três colunas: substantivos, verbos e adjetivos. Pense sobre o seu livro e faça uma lista de palavras relacionadas a ela seguindo a categorização anterior. Pense em palavras que podem descrever ou sugerir o cenário. Preste atenção em cada um de seus personagens principais e escreva palavras relacionadas a eles. Então pense sobre a ação da história e escolha verbos relacionados a ela.
  3. Não se limite. Escreva tudo o que lhe vier à mente e deixe para fazer a seleção mais tarde. Use palavras visuais que podem sugerir uma cena, palavras que evocam uma emoção, uma sensação, que traga algum questionamento. Se você conseguir chegar a 60 palavras, pelo menos, maravilha!
  4. Veja se alguma das palavras funcionaria sozinha como título. Em seguida, experimente fazer várias combinações entre elas: adjetivo-substantivo, verbo-substantivo. Continue combinando as palavras até achar que tem uma boa lista em mãos.
  5. Reveja sua lista e observe se há algo que você gostaria de incluir. Faça uma triagem para chegar a uma pequena relação de três a cinco títulos.
  6. Mostre essa pequena lista a amigos ou leitores em potencial de seu livro, pessoas que conhecem o gênero sobre o qual você escreveu e que se interessariam em lê-lo. Peça para escolherem o título que mais os faria quererem comprar o livro.
  7. Pegue o mais votado (ou mais votados) e compare com a sua relação de títulos já publicados e que mais o atraíram. Não há nenhum similar? Você incluiria o seu título na relação dos mais lhe despertaram o interesse? Está satisfeito com a sua escolha? Pronto, agora seu livro já tem um título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário