DICAS: COMO CRIAR UM BOM VILÃO


Por trás de todo grande heróis há um grande vilão. Esses personagens são quase tão importantes quanto os protagonistas. Aliás, sem eles, não haveria razão para a maioria das histórias serem contadas. Os antagonistas criam conflito, elemento principal do drama e que leva os personagens principais a se superarem e alcançarem seus objetivos, crescendo e melhorando a si próprios.

Tipos de Vilão:

Cínico
Esse é o tipo de vilão mais engraçado na minha opinião. É aquele que faz suas maldades por ai afora, sabe que tá errado, mas, mesmo assim, quando está de bom-humor, quando seus planos saem como desejado, interage com as pessoas com a maior “cara-de-pau”, é gentil com todo mundo, sai por ai jogando conversa fora, sendo amigável, inclusive, e principalmente, com aqueles os quais ele fez algo contra. Isso torna a história muito divertida. Isso me lembra muito o Niklaus (personagem da série TVD) e sua cara bem cínica lol

Impulsivo
Eu coloquei essa palavra, por falta de uma melhor, no momento, mas esse tipo de vilão seria aquele que, por um momento de raiva, age de modo impensado, joga tudo para o ar e mete os pés pelas mãos às vezes. Não que ele seja burro, não, longe disso, é apenas o tipo de vilão que não é muito fã em controlar seus sentimentos e impulsos.

Apaixonado
Ah, esse é o tipo de vilão mais clássico na minha opinião. Aquele que faz tudo pela pessoa amada, que apesar de ser “malvado” e coisas do tipo, ele ama e ama de verdade. Ou seria, até mesmo, aquele vilão que usa do “lado negro” para conseguir a mulher que deseja, para tirar do seu caminho o mocinho que a também a ama. Típico dos filmes de comédia romântica *—-* mas que eu acho que pode ser incorporado, e muito bem, em qualquer trama.

Moralista
Esse é um dos vilões mais interessantes, na minha opinião. Eu acho que ele pode ser definido com uma simples frase: “Não existe lado bom ou ruim, há apenas ideologias divergentes entre si.” É aquele tipo de vilão que mata 200 acreditando que está fazendo o certo, e não é que ele apenas diz para os outros que aquilo é o certo, não, nada disso, ele realmente acredita que aquilo é certo. Acho que a pessoa pode se inspirar em Adolf Hitler ou, até mesmo, em Osama Bin Laden para fazer um vilão assim.

Grandes vilões são humanos, imprevisíveis, convincentes e possuem as suas razões. Basicamente, esta é a receita para você conseguir impactar seus leitores ou espectadores ao criar vilões inesquecíveis. Se quiser criar algo assim, comece por fazer algumas perguntas relacionadas a eles:

  • Qual é o real motivo do meu vilão agir assim? O que o motiva? Existe uma necessidade interna que o impulsiona a agir de tal maneira, ou existem fatores externos que o inclinam a isso? Ao explicar as razões de seu vilão, não apele para o fundamental: “Ele quer dominar o mundo”, mas procure humanizá-lo por atribuir suas verdadeiras razões. Será que ele quer conquistar o mundo porque é a única forma de se sentir seguro, quando todos compartilharem um medo mórbido dele? Ou será que seu objetivo é simplesmente ter posses, não existindo nada no mundo que não poderá ser adquirido?

  • Por que ele vai tomar esta atitude? Como já mencionei, não responda: “Porque ele é louco”. As pessoas querem uma explicação plausível e racional por trás de cada atitude.
  • O que aconteceu no passado que o convenceu de ser capaz de conquistar aquilo pelo qual luta? Não apresente seus vilões simplesmente como querendo algo e ponto. Existe uma história de vida, um ciclo de traumas e conquistas que explicam seu convencimento. Aqui, você precisará pincelar seu vilão com nobres qualidades. E quem disse que vilão não tem qualidade? Ele pode ter carisma, inteligência ou outras habilidades que lhe deram sucesso no passado e que o convencem do sucesso em seus objetivos malignos.
  • Se o vilão tiver algum transtorno emocional, como este interfere em seus atos? Como estes intensificam uma maldade já existente? Lembre-se: transtornos de personalidade, puramente, não criam bons personagens.
  • Quais são alguns dos seus vilões favoritos? Tente escrever algumas características deles que o faz colocá-los no topo da sua lista. Mas lembre-se 


 Não existem vilões perfeitos!   
                                                                       créditos

Nenhum comentário:

Postar um comentário