DICAS: CRIANDO E TRABALHANDO OS PERSONAGENS

Olá leitores fiquei muito feliz pelo 1 dia já aberto o blog ter +200 visualizações! Obrigada mesmo a todos e espero que Revlon Fanfic's sempre ajude vocês nas Fanfic's e o principal que sempre pode contar com a gente. Estamos com vagas nos 'Friends' se alguém tiver um blog e quiser se afiliar entrar em contato nos comentários. Hoje eu trouxe dicas de como Criar e Trabalhar seus personagens que é uma coisa importante na criação das Fanfictions.


Os personagens são os elementos mais importantes de toda a história. São eles que fazem tudo acontecer e fazem com que a leitura valha a pena.
Bem, para criar tudo vamos começar com o nosso querido protagonista.

  • Quem é o protagonista?

Protagonista é nada mais nada menos do que o nosso amado personagem principal. A história gira em torno do protagonista e dos eventos de sua vida. Ou seja: o protagonista é o cara. Para criar bem o seu protagonista, a primeira coisa que deve trabalhar bem nele é: Personalidade. A personalidade do seu protagonista é o que mais vai chamar atenção na história quando alguém começar a lê-la. Depois da sinopse, título e capa, o protagonista está lá como elementos mais importantes para o sucesso da sua criação.
E você tem que saber trabalhar muito bem a personalidade do seu personagem. Seja ele enquanto escreve, ainda mais se estiver narrando em primeira pessoa. Encarne aquela pessoa e dê o seu melhor. Uma pergunta que sempre deve ser feita enquanto o trabalha é: "O que ele faria/diria/pensaria nessa situação?". Acredite, perguntar-se isso é crucial para que faça tudo direitinho. E não só com o protagonista, mas com todos os seus personagens.
Uma dica que eu dou é que seja um protagonista com personalidade que chame atenção dos outros e não simplesmente uma mosca morta, porque a narração da vida de uma mosca morta não é nada interessante às pessoas, e você pode perder leitores com isso.

Agora vou falar coisas que valem para todos os seus personagens. Uma coisa que também é importante no seu personagem é de que sexo ele é. É um homem? É uma mulher? Ah, mas isso importa?
Sim e muito. Para você trabalhar seus personagens, você tem que saber descrever palavreados, pensamentos, ações, e até a mesma personalidade pode se refletir de modos diferentes em um homem e em uma mulher.
Por exemplo: se você for uma escritora e tem personagens homens, ainda mais o protagonista, você gostaria que as pessoas o chamassem de gay com atitudes e jeito de menina, ou se é um escritor narrando uma menina e ela é chamada de lésbica?
(SEM PRECONCEITO NENHUM AOS HOMOSSEXUAIS, JURO, EU AMO VOCÊS, FOI UM MODO DE DIZER)
Se você é uma garota narrando um personagem masculino ou um garoto com uma personagem feminina, seja aquele personagem. Pegue lá de dentro de você o seu lado homem/mulher e traga ele à tona. Qualquer coisa, opiniões são sempre bem-vindas. Mostre trechos que escreveu daquele personagem e pergunte se foi um(a) bom(oa) homem/mulher. Ou então pergunta a um(a) garoto(a) o que ele(a) faria naquela situação, como diria, como pensaria. Uma outra dica para essa situação é: faça uma auto-avaliação. Leia tudo o que escreveu e como você pensaria daquela pessoa se estivesse ali, vendo ela.
Mas uma dica que nunca falha: se você está começando, ou ainda pegando o jeito, nunca crie logo de cara um personagem másculo ou feminina demais. Fique no básico, acredite, não é muito difícil, digo por experiência própria. Eu mesma adoro escrever algo com um garoto narrando e me dou bem.

  • Por que isso é importante?

Pela cultura. A cultura a que seu personagem pertence influencia no modo de pensar, ações, modo de levar a vida. Se seu personagem nasceu no Brasil, escreva como brasileiros se comportam, principalmente da região do Brasil que ele vem. Se é americano, procure como americanos e os habitantes da cidade/estado onde ele nasceu se comportam e levam a vida. Se é árabe, alemão, chinês, africano, mexicano, chileno, russo, pesquise.
Tudo se resume a: pesquise, uma coisa que também disse que é muito importante na dica #1 para criar sua história.

  • O terceiro ponto: o seu personagem é baseado em alguém ou outro personagem? Fique atento. Baseei-se nisso, mas tome cuidado para não acabar sendo até mesmo acusado de plágio. Baseie com moderação (como uma propaganda de cerveja).


  • O quarto ponto: saiba diferenciar o seu protagonista do coadjuvante. Você pode muito bem começar uma história com aquele personagem sendo o principal, aí então chega um outro personagem que toma completamente a cena e todo o papel do outro. A história é do primeiro personagem e protagonista, ou do outro?


Claro que podem acontecer de, por exemplo, numa história narrada em primeira pessoa, que quem narra não seja o protagonista como acontece nos livros de Sherlock Holmes, onde este é o principal, porém quem conta a história é Watson. Mas nesse caso, ainda foi muito bem separado quem é o protagonista e quem é o coadjuvante. A não ser que a sua história tenha mais de um protagonista, o que pode acontecer também. Mas nunca se esqueça de diferenciar quem é quem ali e deixar cada um no seu devido lugar.

Cdt: bleeding-hist0ries

Nenhum comentário:

Postar um comentário