DICAS: ERROS COMUNS NA FANFIC


Quando você lê ou escreve fanfics há algum tempo, percebe que os autores cometem alguns erros constantemente e o pior é que são os mesmos erros. Principalmente se você é fã de certa pessoa e gosta de ler ou escrever histórias do tipo, as fanfics começam com a mesma ideia (maioria delas). E com tudo isso com o passar do tempo além de perceber que elas tem uma ideia em comum percebe também que existe bastante erros em comum. O que fazem alguns leitores passarem raiva: "Não acredito que o autor fez isso de novo!" ou "Será que só eu percebo isso?"

Irei listar algumas coisas que os autores já deveriam ter parado de fazer a tempos. 


1- Usar internetês 


  •     sab cm eh kjsdfsfjsd n fka lgl se vc abrevia mt as coisas na hr d screver


Todo autor deve ficar longe de abreviar as palavras na hora que estar escrevendo, eu como escritora e leitora posso garantir que é um saco ler alguma fanfic que a escrita é assim. Ao desenvolver a história, num diálogo ou na descrição, mantenha distância. As abreviações servem para conversam informais e tão rápidas quanto possíveis. Você não quer dar impressão de que escreveu tudo com pressa, certo?

Você pode abreviar algumas palavras, leiam bem ALGUMAS palavras quando os personagens estão a conversar por mensagem, caso contrário autor, fique bem, mais bem longe de internetês.


2- Repetir palavras em excesso


  •     Eu fui viajar nas férias. As férias passaram bem depressa. Nas férias fizemos muitas coisas diferentes, andei a cavalo nas férias. Se eu pudesse voltar no tempo, com certeza voltaria pras férias daquele mês. Ah, que saudades que estou de você férias!


Existem dois jeitos de usar a repetição. Um deles é feito por autores mais experientes, usado pra enfatizar alguma coisa. Mas do que isso: é proposital, não por acidente. O outro jeito deixa o texto chato e até irritante. O que mais acontece com frequência, não preciso nem dizer.

Se eu fosse corrigir o trecho acima ele ficaria mais ou menos assim


  •  Eu fui viajar nas férias. Elas passaram bem depressa. Fizemos muitas coisas diferentes, andei a cavalo. Se eu pudesse voltar no tempo, com certeza voltaria para aquele momento. Ah, que saudades que estou de você férias!


O real problema não é repetir, é fazer isso em um intervalo muito curto entre uma palavra igual e outra, se torna uma leitura cansativa em que muitos dos quais começaram a ler não chegarão a ir até o fim. Uma maneira de evitar isso é usar o localizador Microsoft Word, ou da ferramente que você tem ai. Ele vai destacar aquele termo em especial, é só reler e apagar ou substituir aqueles que estão muitos próximos. Simples, tecnológico e mágico.


3- Descrever personagens pela cor do cabelo o tempo todo


  •  A menina ruiva se aproximou da menina loira, e então começaram a gargalhar. Chegou também uma mulata, que imediatamente acompanhou as duas meninas para o refeitório.


Por mais que, dependendo da situação fique claro de que personagens você está falando, fazer isso toda hora não dá. A imagem mental da cena é um monte de perucas interagindo.

Se a sua história tem um elenco muito grande de personagens, é mais conveniente usar os nomes deles em vez de 500 sinônimos diferentes (a garota, a menina, a loira, a estudante..). Para um bom exemplo disso, leia a série Harry Potter.

4- Nível de descrição: zero


  • Fulano, Ciclano e Beltrano vivem num mundo mágico. Os garotos passam o dia todo em casa sem fazer nada.



Uma coisa que pode soar óbvia, mas na qual muitos autores pecam, é achar que o leitor é vidente. Que se você aprensentar uma personagem só pelo nome, é possível imaginar como ela é fisicamente. Que se você passar muito por cima na descrição é fácil visualizar a história, acredite não é.

O meu modo de pensar é que quando você descreve depende da história em questão e do seu estilo de escrita. Em uma fanfic de um cantor popular, não é tão necessário assim falar "Zayn Malik era um moreno dos olhos castanho claro" e coisas do tipo. Já em uma trama completamente sua, ninguém conhece o ambiente ou as personagens. Use sua intuição, pergunte aos amigos ou ao seu beta qual seria a medida.


5- Overdose de adjetivo


  • Lá estava ele. Alto, loiro, malhado, de ombros largos, postura confiante, o olhar sedutor que encantava todas as garotas, o sorriso atrevido, o andar despreocupado, vestindo seu casado esportivo, a mochila dependura em um ombro só, os tênis gastos pelo skate, as calças rasgadas, os amigos ao lado, todos muito menos bonitos que ele. Talvez se eu os visse sozinho, até os achasse charmosos, mas quase se apagavam diante daquele garoto perfeito.



Esse erro aqui é o completo oposto da descrição zero, e nenhum dos dois extremos é bom para a sua história. O anterior não deixa o leitor imaginar, a overdose é enjoativa e entediante. Mesmo autores profissionais caem neste problema, como E. L James de Cinquenta Tons de Cinza, ou Stephenie Meyer. No caso dos livros citados, isso acontece para dar enfoque total ao par rômantico da protagonista, o que não deixa de ser uma falha. Caso você queira mesmo detalhar uma descrição, faça isso aos poucos, um "lote" de adjetivos de cada vez.


6- Usar links e imagens por preguiça de descrever


  • Acordei e me olhei no espelho. (link) Abri o armário (link), fiquei indecisa entre a camiseta (link) e o casaco (link), mas acabei escolhendo o vestido (link). Depois, calcei os sapatos (link) e  fiz a maquiagem (link).



Você gosta de moda? Legal. Sua personagem tem bom gosto para roupas? Incrível. Sua fanfic está lotada de imagens links nos capítulos? Opa, espera aí.

Este erro irrita o leitor (clicar neles o tempo todo é chato e fotos atrapalham o andamento do capítulo) e encurta demais a descrição. Um texto escrito, como um livro ou uma fanfic, dependa da imaginação do leitor e, para deixar claro no que você, autor, está pensando, é necessário descrever. A quantidade de detalhes e a maneira como eles são expostos varia de acordo com a narração e o assunto na hora, mas esse é tema pra outro post. Saiba você ou não como descrever, vá se desapegando dos links. Mesmo que os use uma vez ou outra, eu recomendo um máximo de dois por capítulo. É, acabou a folga. Escritores, ao trabalho!


7- Alternar primeira pessoa com terceira pessoa


  • Meu nome é fulana, estou caminhando para a escola. De repente, Fulana viu sua amiga saindo pelo portão, e a aula nem mesmo tinha começado.



Não tem "mas". Está errado. Fica confuso, tira a característica pessoal ou impessoal da história, mistura os tempos verbais, enfim, uma bagunça total. Quer mesmo, mesmo, mesmo fazer isso? Então primeira pessoa em um capítulo, terceira em outro. Não recomendo de qualquer modo.


8- Colocar emoticons no texto


  • "oi linda n__n" "oiiiiii *-*" "como você tá? *O*" "to bem e você? s2 s2 s2"



Reserve os emoticons para o Whatsaap, o Facebook ou SMS. Eu mesma os uso com meus amigos. Não quer dizer que possam aparecer por todo o canto da sua narração, descrição, diálogos...

Assim como o internetês, existe uma exceção para cenas onde as personagens estejam em um chat ou trocando mensagens pelo celular, mas é só. De resto, fuja. Para bem longe.


9- Um monte de pontos de vistas (POV) no mesmo capítulo


  • Fulana POV: Dobrei a esquina e vi Ciclana. Meu Deus!
  • Ciclana POV: Não acredito. É Fulana, depois de todos esses anos? Corri para ela.
  • Beltrana POV: Observei de longe. Aquelas duas iriam pagar pelo que fizeram comigo



Assim como o erro 7, dá um nó na cabeça dos leitores. Dá tranquilamente pra fazer uma história com um ponto de vista por capítulo, vide George R. R. Martin (As crônicas de Gelo e Fogo), Rick Riordan (Percy Jackson e os Olimpianos e As Crônicas dos Kane), e vários outros. No mesmo capítulo, vira confusão.


10- Grand Finale: Jogar pedras no seu beta ou em qualquer pobre alma tenta ajudar

"Você tá é com inveja!" "Faz melhor, já que não gostou" "Não tenho culpa se você não entendeu" "Não sou profissional, pare de me cobrar!" "A fanfic é minha eu escrevo do jeito que eu quiser" "Você é o único que não gosta" "Esse é o meu jeito de escrever, não tente me mudar" "O importante é o conteúdo da fic, não como eu escrevo" "Quero opiniões, mas vier pra criticar nem precisa" "Eu qria q vc corrijisse meu português soh da stória"


                                                                                                                Com amor, Isah

Nenhum comentário:

Postar um comentário