DICAS: 7 DICAS PARA ESCREVER UM ROMANCE

Olá leitores , lá vai mais dicas para vocês e só quero deixar muito bem lembrado que os post's são uma forma de ajudar vocês a escrever uma historia onde há começo , meio e fim mais emocionantes e que impressione os leitores. E antes de tudo quero dizer a vocês que pode ser provado que historia de fanfic's seja publicado em livro , bom aqui queremos apenas que solte sua imaginação com dicas bem especificas . Eu sempre falo de mais então bora lá para oque interessa 




Escrever uma história de amor é fácil, qualquer pessoa pode escrever – até para ganhar uma viagem à Paris. O difícil é escrever uma boa história de amor. Aí que as coisas começam a piorar. Mas não se preocupem. Depois das dicas você verá que não é tão complicado assim.
Porém, antes de tudo, vamos estabelecer três parâmetros:


  • Novela da Globo não é uma boa história de amor;
  • Você tem que ler bons livros;
  • Você tem que ter sofrido por amor.



  • 1. Utilize histórias reais


Hoje, nenhuma história de romance surge do nada. Toda e qualquer história já foi vivida, sentida ou imaginada por nós, portanto, não tente fugir das histórias reais. Pois, o enredo para o seu romance pode partir de uma história pessoal ou de alguma história vivida por algum de seus amigos (as).
Bons romances são aqueles onde a história tem um pé na realidade, ou seja, repleta de sentimentos desejados por muitos e vividos por poucos. Assim, se você já ouviu ou viveu alguma história romântica – daquelas onde tem ou teriam tudo para dar certo – utilizi-a para criar a sua história de amor.


  • 2. Conecte-se ao leitor


Hoje, em sua grande maioria, as histórias de amor que fazem grande sucesso são aquelas que mantêm uma relação direta com o leitor. Portanto, a utilização de uma história real como pano de fundo pode ser a chave para o sucesso.
Outra forma de se conectar é conhecer as histórias românticas disponíveis no mercado, ou seja, leia bons livros de romance. Veja quais historias estão fazem sucesso no mercado editorial e analise o porquê do sucesso. Isto é, o que o público mais gostou na história. Foram os personagens? Foi a história? Foram as cenas apresentadas?


  • 3. Escolha um subgênero


Após utilizar as primeiras dicas, você deve, agora, escolher o subgênero do seu romance. Ou seja, será um romance gótico, policial, psicológico, histórico… – veja outros subgêneros aqui.
A escolha do subgênero é importante para uma futura publicação. Além do mais, o subgênero lhe dará subterfúgios para a elaboração do romance, dando diretrizes para que você não fuja ao tema principal, mantendo, assim, uma boa conexão com o público alvo do romance.


  • 4. Personagens críveis


Em qualquer boa história, não só nos romances, os personagens é que farão o leitor se identificar com a história, pois será através deles que percorreremos todas as linhas até o final da jornada. Assim, saber escolher os personagens e cativar o público é de extrema importância.
Exatamente por esse motivo que escolher o subgênero vem em primeiro lugar. Um personagem cativante deve possuir características que digam ao leitor qual o tipo de romance para que ele possa se identificar e permitir gostar da história.
Lembre-se que o público feminino é o maior consumidor de romances. Portanto, ao escolher os personagens, veja como esse público se comporta com cada tipo de romance. Por exemplo, adolescentes tendem a se identificar mais com rostos bonitos e corpos malhados; mulheres, por outro lado, gostam mais de homens bem resolvidos e protetores. Ou seja, cada público tem um perfil ideal, logo, a conexão com ele deve ser feita antes da criação dos personagens.
No entanto, mesmo sabendo o perfil do seu público, a criação não precisa seguir regras rígidas, pois, no final, o que normalmente será relevante é se há uma química entre o casal. Aquela química que levará o leitor a acreditar no romance, mesmo que seus personagens sejam dois robôs.


  • 5. Escolha o ambiente


Conhecendo o subgênero e o público, o próximo passo é a escolha do ambiente onde o romance acontecerá. Cidades românticas e lugares inusitados podem ser bons ambientes.
Um ambiente favorável com personagens que se enquadram naquele ambiente são boas formas de se ter um romance de sucesso. Podemos escolher uma viagem a Paris como o ambiente para o romance. Paris pode não ser o lugar onde a história é desenvolvida, mas o final, onde eles se encontrarão. Por exemplo, tudo pode começar no aeroporto, passando pelo vôo de 12 horas até chegar a Paris. Ou pode começar numa escola que fará uma viagem à Paris para um congresso. Enfim, a escolha da situação eu deixo a cargo de vocês.
A ideia é que o ambiente e a situação dos personagens fiquem intimamente ligadas ao público escolhido.

  • 6. Tensão romântica


Todo bom romance deve possuir uma tensão romântica, pois será ela que sustentará o livro, mantendo os leitores ávidos para saber o que irá acontecer nas próximas páginas.
Como estamos escrevendo um romance, nossos personagens, no início da história, podem estar separados. Esta separação pode ter sido causada por eles, por um só ou por ambos, devido a motivos diversos: família, doença, classe social ou mal entendidos.
Enfim, a tensão romântica será estabelecida através dessa separação, portanto, preste muita atenção às histórias que você já ouviu e leu durante toda a sua vida, para que possa criar uma tensão interessante e de tirar o fôlego do leitor.

  • 7. Um final feliz


Não se esqueça, é um romance. Portanto, criar um final feliz é de suma importância. Imagine-se como o seu leitor. Você gostaria de ver o casal superar tantos problemas para que no final não fiquem juntos? Não.
Estamos escrevendo um romance. Uma história onde o amor sempre dá certo! Portanto, saiba que no final o casal terá que vencer todos os obstáculos para ficarem juntos e apaixonados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário