DICAS: EU OU MIM?


Mim não fazer, mim ser índio mal” quem nunca ouviu essa frase?

Até hoje percebo pessoas com problemas na hora de escrever mim ou eu, então vamos por um fim nesses erros feinhos que muitas pessoas comentem. Let’s go!


Eu

Usamos sempre que for utilizar antes de um verbo, determinando uma ação (fazemos isso usando o verbo no infinitivo – a forma original do verbo, terminada em AR, ER, IR e OR)

Ou seja, antes de verbos (no infinitivo - terminados com AR, ER, IR e OR) USAMOS O EU!

Exemplos:

Para eu fazer

para eu escrever

para eu copiar

para eu dormir

Mim

Nós usamos mais no fim da frase, o mim não conjuga ok? Vamos pensar nele como um cara preguiçoso que não faz nada. Tudo bem?

Exemplos:

… veio a MIM.

… faça para MIM.

… traga para MIM.

Recapitulando… Mim se usa mais no fim da frase. O Eu você usa pra ação.


  • Duvidas comuns

- Entre eu e ele OU entre mim e ele?

Utiliza-se o MIM, pois o Eu só é usado junto de um verbo

- No final da frase = depois de preposição

No fim da frase (depois de uma preposição) você nunca utiliza o EU!


Nenhum comentário:

Postar um comentário