DICAS: EVITAR DE SUA FANFIC PERDER O FOCO


     Hey leitores! Meu nome é Amanda, tenho 15 anos e sou a nova colaboradora do Revlon Fanfics. Webdesign, blogueira e escritora. Adoro edições, HTML e ajudar. E é pra isso que estou aqui, orientar cada um de vocês no que for preciso! 
     Sem mais delongas, vamos a minha dica de hoje pra vocês que é sobre como saber se sua fanfic perdeu completamente o foco e como ajeitar isso sem que cause muitos danos. Go?

     Sabemos que uma fanfiction bem escrita, elaborada e bem desenvolvida atrai muitos leitores. Mas, uma fanfiction que transmita aos leitores a sensação de que o escritor realmente se dedica ao que faz atrai mais ainda. Isso, porque quem escreve apenas por escrever, acaba não dando a devida atenção que uma história merece e quem realmente ama fazer isto, deixa bem claro em pequenos gestos. E é claro, os leitores conseguem perceber isso.
     Se comprometer em escrever é algo realmente sério e exige de você mais do que você pode esperar, pois os leitores realmente reparam no mínimo erro, e para que fique sempre em alta com eles, nada melhor do que se dedicar. A falta de atenção de alguns escritores, fazem com uma fanfic excelente se torne completamente apagada, fazendo assim com que perca visualizações. 
     Abaixo vão algumas ditas de como evitar que sua fanfic perca o foco do tema principal:

  • O primeiro passo é escolher sobre o que sua fanfic for falar; se decidir que vai ser sobre uma jovem que foge de casa para encontrar seu amor, você não pode colocar que ela amava pandas por isso foi embora. (Até porque mesmo que o amor dela fosse um panda, ela poderia ter um em casa.. ou não)
  • Depois de ter feito isso, pesquise sobre o tema que você optou por escrever. NÃO! Não é plágio! Você pode sim ler as fanfictions de outros autores com o mesmo tema abordado na sua e saber um pouco mais sobre o que pode acontecer no decorrer do tempo.
  • Tome cuidado com as palavras! Às vezes você opta por usar um palavreado um pouco mais elaborado e acaba substituindo uma coisa simples por um monstro de sete cabeças. É necessário que os leitores entendam o que você quis dizer com a expressão, então não abusa.
  • Você pode usar metáforas para deixar a sua fanfic mais elaborada, porém tome cuidado também com o que vai escolher usar. Isso porque você pode confundir metáfora com uma espécie de loucura. 
Exemplo:

"Sua boca é um cadeado
E meu corpo é uma fogueira"

(Chico Buarque)

JAMAIS use essa expressão se estiver falando de um peixinho que não gosta de uma tartaruga.
É mais provável que você encontre metáforas deste tipo em uma história de amor bem dramática. Mas é claro que existem palavras que substituam outras para todas as categorias.
  • Se você quiser fazer alguma alteração na sua fanfic sem que os leitores sofram muito com isso, faça um pouquinho de cada vez. 
Ex: Você está escrevendo sobre uma criança abandonada pelos país que foi criada em um orfanato. Então a criança cresce, atinge a maturidade e sai mundo a fora para viver. E então ela conhece alguém, eles se apaixonam a primeira vista e se casam. 
  1. Sua sinopse está baseada nisso! Então obviamente você vai focar nisso! Agora, se você quiser acrescentar que ela foi sequestrada, que ele a traiu ou coisa do tipo, vá fazendo isso com calma! Em um capítulo você sugere que ela está desconfiada de algo, ou que sente-se perseguida e assim vai. A cada capítulo um pouquinho. De grão em grão a galinha enche o papo.
  • Quando sentir que sua fanfic perdeu completamente o foco da história original, desandou completamente e ficou realmente diferente do que você tinha planejado, é hora de parar e reler ela por completo! Por isso eu sempre digo que deve-se ter MUITA ATENÇÃO quando for escrever.
  • Você provavelmente vai achar o ponto que fez com que ela mudasse completamente, e então vai procurar alguma coisa que faça ela voltar a caminhar em linha reta. Como? Um acontecimento marcante; uma explicação do que pode ter acontecido contada pela própria personagem; e são inúmeras as formas. Depende do estado em que sua fanfic está.
  • Sair do contexto da sua fanfiction é algo realmente arriscado, pois assim você terá que mudar boa parte da personalidade dos personagens, o lugar, o tempo e todo o resto! Ou seja, se quiser fazer alterações grandes, é bom que sua fanfic já esteja completamente pronta antes que você comece a postar.
Espero que tenham gostado das dicas. Qualquer dúvida comente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário