DICAS: EXPRESSÕES QUE TODOS DEVERIAM CONHECER


Olá, estou cá por fim com tudo se ajustando. Como estão? Senti muitas saudades de postar algo diferente e como estou preparando assuntos para o vlog quero dizer para vocês que tudo que for postado em ambas redes sociais são para vocês terem outra forma de absorver tal assunto. Tudo é para vocês e nada disso é feito como obrigação. 
Hoje eu trouxe um post muito interessante. Eu voltei a ler fanfic's e em uma das que estive lendo esses dias tinha muitas expressões, estrangeiras. Era muito interessante saber e achei bem legal o significado para você ter algo a mais na fanfic, algo que desperta aquela curiosidade como eu mesma tive. Aqui já vai algumas: 

 Status Quo 
Esta é uma famosa expressão latina que significa “o estado atual” de determinada situação. É muito utilizado como expressão do cenário político internacional – se seu livro explora o universo da política internacional, a expressão status quo poderá ser utilizada, sem parecer algo forçado. 

  Ad Hoc 
A expressão Ad Hoc também vem do latim, e significa “para esta finalidade” ou “para este efeito”. Bastante utilizada em literatura jurídica, refere-se a uma solução oferecida para se atender a um objetivo específico ou solucionar um problema. Desta forma, a expressão refere-se a uma solução com caráter temporário. Um problema judicial interno em uma empresa talvez exija a criação de uma comissão ad hoc para apurar o caso. 

 Carpe Diem
Outra latina. Uma das expressões estrangeiras mais conhecidas na literatura. Trata-se de um termo extraído de um poema de Horácio. De modo geral, é traduzida como “aproveite seu dia”. Em outras palavras, é um estímulo para que a pessoa não perca tempo com coisas inúteis e que não lhe trarão benefícios verdadeiros. Há inúmeras situações em um romance onde a expressão Carpe Diem poderá ser utilizada sem problemas. 
  Cul-de-sac 
Deixando o universo do latim de lado, temos a expressão francesa Cul-de-sac, não muito conhecida entre brasileiros. Literalmente, cul-de-sac significa “fundo do saco”, mas é utilizada para denotar um “beco sem saída”. Também pode ser utilizada de forma metafórica como referência a uma ação que levará a um impasse. A expressão também passou a ser utilizada por projetistas ao se referirem a ruas sem saída, onde há um espaço ampliado para manobras e retorno. 

 C’est La Vie 
Expressão charmosa (não se costuma esperar menos de expressões francesas) com o significado: “É a vida” ou “A vida é assim”. Indica a aceitação de uma determinada situação que não era a ideal mas, afinal, a vida é assim mesmo. O interessante é que C’est La Vie é mais percebida na literatura inglesa do que na literatura francesa. 

  Déjà Vu 
Esta é mais conhecida entre brasileiros. A expressão francesa Déjà Vu é traduzida literalmente como “já visto”. Reflete aquela costumeira sensação de já termos visto algo, estado em determinado lugar ou vivenciado uma certa situação no passado.

  Conclusão 
Pode ser uma lista de expressões estrangeiras interessante, mas está anos-luz de ser completa. Há diversos outros termos que podem ser utilizados de forma inteligente em contos e romances, tais como “cogito ergo sum”, “tete-a-tete”, “de visu”, além de outras. Se conhece outras expressões interessantes, e sua aplicação na literatura, compartilhe nos comentários abaixo. Assim, poderemos estabelecer uma espécie de quid pro quo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário