DICAS: FANFIC É PLÁGIO??

Olá leitores , hoje eu trouxe o primeiro post de "Dúvida" e é uma das Dúvidas frequentes feitas pelos escritores de fanfictions , hoje nesse post você ficara sabendo de tudo isso e se surgir outra maior dúvida : pergunte! 


                                                FANFIC É PLÁGIO ???????


Essa é uma das primeiras perguntas que surgem quando queremos publicar uma fic. Com a popularização da internet, as fanfictions se multiplicaram, e hoje há vários sites, brasileiros e estrangeiros, dedicados à publicação de fics de um determinado fandom ou de vários. Mas publicar histórias de personagens criados por outro autor não é plágio? Se você tomar alguns cuidados, não. Existe uma diferença básica entre plágio e fanfiction, e acho que depois de entender um pouco dos dois, todos vão concordar comigo.

Segundo a Wikipédia, plágio é o ato de assinar uma obra de qualquer natureza contendo partes de uma obra de outra pessoa sem lhe dar os devidos créditos. Ou seja, o plagiador assume uma autoria indevida de uma obra intelectual de outra pessoa.

Muitos críticos das fanfictions alegam que elas não passam de plágios das suas histórias originais. Entretanto, fanfiction são histórias escritas por fãs de personagens criados por outras pessoas. A grande diferença entre plágio e fanfiction é que os ficwriters (escritores de fanfiction) não assumem a propriedade da obra original. Ou seja, uma fanfiction não tem fins lucrativos, e sempre está claro que o ficwriter não é o criador dos personagens, lugares e fatos que completam a história.

  • Disclaimer

Quem leu o post 10 Regras de “Etiqueta” para Quem quer Escrever Fanfictions já sabe que algo que não pode faltar na sua fic é o espaço do “Disclaimer“. Não custa nada acrescentar algumas linhas no início da fanfiction deixando claro que você escreveu sua história sem nenhum fim lucrativo e dando os créditos para o criador do fandom que você resolveu escrever.

J.K.Rowling escreveu e criou o mundo de Harry Potter, Naruto e seus personagens pertencem a M.Kishimoto, a Terra Média só existe graças às obras de Tolkien. Viu? Fazendo isso, em nenhum momento você está se apropriando da obra de outra pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário