DICAS: NOMEANDO SEUS PERSONAGENS




Não subestime o poder de um bom nome de personagem. O nome é geralmente a primeira coisa que o leitor sabe sobre o personagem. É a nossa primeira impressão.

Eu posso dizer-lhe, como leitor e analista de histórias para estúdios de cinema, companhias produtoras e agências literárias, que uma coisa que faz um roteiro ou livro destacar-se – ou não – é o nome dos personagens. Os nomes são uma pista para os leitores de quão inventiva o resto da escrita será. E isso vale para não-ficção e biografias também.

Num nível prático, é difícil para o leitor acompanhar um grupo de personagens com nomes que soem semelhantes como Joe, John, Jane e Joan. Qual era mesmo o Joe? E ele estava casado com a Jane ou a Joana? O leitor (com sorte) continuará lendo e vai esperar que os personagens se diferenciem por meio da ação, mas por que não nos facilitar de reconhecer os jogadores sem precisarmos da ajuda de uma tabela?

O nome ajuda a definir o personagem, e o arranjo de nomes em um projeto pode fazer muito para definir o tom geral.

8 Dicas Para Nomear os Seus Personagens

  1. Use uma lista telefônica
  2. Leia a seção de esportes do jornal
  3. Mantenha uma lista de nomes interessantes, conforme você os encontra
  4. Use uma diversidade de nomes e sobrenomes
  5. Inclua uma variedade étnica
  6. Use um mapa ou atlas
  7. Varie o número de sílabas nos nomes de personagens diferentes
  8. Faça um brainstorm das qualidades que o personagem exibe e transforme uma delas num nome


AVISO: Nomear os seus personagens pode ajudar a desenvolver o seu projeto, ou tornar-se um enorme desperdício de tempo. Não espere até encontrar o nome perfeito para cada personagem. Siga em frente de qualquer modo. Às vezes, os personagens não estão tão bem definidos no início, por isso não fica claro que tipo de nome seria melhor para eles, do mesmo modo que algumas pessoas só dão um nome ao seu bebê depois que ele nasce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário