DICAS: O VILÃO

Olá gente , com essas férias eu separei muitas coisas para postar aqui com frequencia e como ontem eu já tinha postado umas 4 dicas , dúvidas e passo a passo hoje eu pretendo fazer o mesmo. Desta vez eu trouxe dicas sobre O VILÃO, então bora ? 


O maravilhoso, aguardado, odiado e muitas vezes amado vilão. Muitas vezes o vilão é até mesmo mais amado do que o protagonista da história. Mas antes vamos explicar melhor sobre o que ele é e como trabalhá-lo.
  • Quem é o vilão?

O vilão geralmente é aquele personagem que é conhecido também como o antagonista da história.
  • Antagonista?

Sim. Assim como tem o protagonista, o principal, tem o antagonista, e ele é nada mais nada menos do que aquele que vai contra o protagonista. PORÉM ele nem sempre é o vilão, e é preciso saber diferenciar isso. Antagonista é o que vai contra o principal, como eu disse antes, e ele pode ser “o bonzinho" por exemplo: no livro Drácula de Bram Stoker, Drácula - o vilão - é o protagonista e Jonathan Harker e Van Helsing - os que combatem o Drácula - são os antagonistas. Já o vilão é o conhecidíssimo maligno da história.
Mas sendo o seu vilão o protagonista ou o antagonista, vamos em frente para aprender a criá-lo bem. Uma coisa que você deve saber é que tipo de vilão ele é. Ele é do tipo psicopata? Ele tem um motivo para o que faz? Qual é esse motivo? Não é um assassino sanguinário? Não é nem mesmo agressivo? Aconteceu algo em seu passado que o modelou do jeito que é atualmente? Tudo isso deve estar formulado em sua mente.
Porém uma coisa que eu sinto a necessidade de explicar, pois posso ver que muitas pessoas simplesmente usam a palavra sem nem saber o que é de verdade, é:

  • O que é um psicopata?

A psicopatia é um transtorno muito parecido e confundido com sociopatia. Os psicopatas têm algumas características em comum, mas a que mais chama atenção é a falta do sentimento de culpa e remorso, o que o leva a fazer até mesmo coisas ruins para obter o que quer e não sentir nada com isso. Outras características dos psicopatas são a sua frieza e a mente calculista. Psicopatas sabem mentir e atuar muito bem, são egoístas e possuem muito mais razão do que emoção. Há também os graus de psicopatia, o que também mostra que nem todo psicopata é igual. De grau leve. 
A maioria dos indivíduos psicopatas correspondem a aqueles de grau leve, por isso, geralmente não satisfazem totalmente todos os critérios do DSM do transtorno de personalidade antissocial. Nesse grupo predominam as mulheres. São os indivíduos psicopatas mais comuns, tendem a exibir poucos critérios e são aqueles que dificilmente chegam a violência física extrema; entretanto, são as mais difíceis de serem diagnosticadas porque tendem a se passar despercebidas no ambiente social, caracterizando o indivíduo “psicopata comunitário". Geralmente, possuem inteligência acima da média, mas pessoas frias, racionais, mentirosas, não se importam com os sentimentos alheios e são pessoas ditas dissimuladas na sua intimidade: Escondem tais características a todo momento, de forma que pouquíssimas pessoas consigam perceber, são muito manipuladoras. Muitas vezes estão ao lado de todos e ninguém consegue perceber isto. Elas podem ser desde um(a) falso(a) colega oportunista que vive se fazendo de vítima, até trapaceiros(as), parasitas sociais, políticos, empresários(as) e religiosos(as). Esse psicopata raramente vai para a cadeia, mas quando esses indivíduos - por algum motivo ilícito - vão para a prisão, são tidos como presos “exemplares" pelo seu bom comportamento: são muito bem vistos(as), comportados(as), não arranjam confusões e dissimulam uma aparência de inocentes coitadinhos(as), a ponto que outros presos e seguranças não consigam acreditar que aquela pessoa tão calma pôde cometer alguma atrocidade. Exatamente por isso, enganam tão facilmente a todos, fazendo com que diminuam o tempo de pena na cadeia. Do ponto de vista infantil, esses indivíduos podem ou não ter traumas significantes que possam ter sido considerados agravantes do transtorno mas, de forma geral, tiveram uma educação aparentemente normal. Comumente foram crianças com grande charme superficial, encantavam facilmente adultos pela sua aparência de docilidade e espontaneidade, entretanto, já apresentavam traços de frieza, insensibilidade, e intolerância à frustração - que podem ser evidentes em condutas como maltratar coleguinhas, animais, mentir etc.
De grau moderado a grave.
Já o indivíduo psicopata de grau moderado a grave corresponde àqueles que satisfazem quase ou todos os critérios do DSM do transtorno de personalidade antissocial e são os psicopatas deliberamente antissociais. Esses psicopatas têm uma alta tendência a se enquadrarem por exemplo, na categoria serial killers. A maioria apresenta as mesmas características do psicopata comunitário, entretanto apresentam condutas extremas que os colocam contra à sociedade em geral fazendo com que sejam mais facilmente inseridos no meio carcerário. São menos frequentes, entretanto, uma vez que satisfazem quase ou todos os critérios para a personalidade antissocial, eles são aqueles que estão mais facilmente vulneráveis a delitos graves e chocantes. Eles geralmente são agressivos, impulsivos, frios, sádicos, mentirosos, não possuem empatia e são mais facilmente associados a psicopatas autores de grandes atos de violência física ou assassinos e serial killers, entretanto, escondem tais características de forma que socialmente são vistos como pessoas normais, cujos verdadeiros instintos ninguém é capaz de desconfiar. Os de grau moderado geralmente estão mais infiltrados no meio das drogas, álcool, jogo compulsivo, direção imprudente, vadiagem e promiscuidade e vandalismo, além de grandes golpes e graves estelionatos. Os que apresentam um grau muito grave, frequentemente são assassinos sádicos, ou seja, obtêm prazer ao ver o sofrimento de outra pessoa e são indivíduos excessivamente problemáticos, do ponto de vista emocional. Em contraste a essas características, de modo semelhante ao psicopata comunitário, podem apresentar-se como uma pessoa normal perante os outros e a sociedade, contudo, escondem uma personalidade muito mais sombria - esta ocasionalmente visível para familiares, por exemplo, onde o ambiente é marcado por discussões frequentes. Totalmente frios, sem remorso e ausentes de sentimentos carinhosos para com outros seres humanos, esses indivíduos não conseguem conter por muito tempo seus impulsos sádicos - embora saibam perfeitamente que seu comportamento é inapto e totalmente repudiado pela sociedade. É comum nessas pessoas, um histórico de doenças neuropsiquiátricas como depressão, déficit de atenção, transtornos de ansiedade ou outros distúrbios de personalidade, além de um persistente sentimento de vazio existencial e tédio, o que os faz buscarem constantes estímulos - inconstantes, enjoam de tudo facilmente, por isso sempre procuram algo novo e diferente para fazerem; mas possuem dificuldade em terminar o que começam. Na infância, esses indivíduos geralmente sofreram algum tipo de trauma significante o que pode ser considerado agravante da psicopatia. Normalmente foram crianças mais reservadas ou introvertidas, mas que, por vezes, apresentavam traços de transtorno de conduta.

Há também uma diferença na psicopatia feminina. A maioria das mulheres tendem a apresentar um grau leve ou moderado da psicopatia, sendo que mulheres psicopatas com um alto grau da doença são raras. Porém, existem e são as denominadas serial killers, tais como grandes assassinas da história mundial, como Elizabeth Bathory, Aileen Wuornos e Marie Noe.

As psicopatas com um nível moderado a grave de psicopatia podem, no início da adolescência, ter um acentuado crescimento dos sintomas do distúrbio nessa fase, além de sintomas como um humor deprimido e irritadiço, abusar do álcool e/ou drogas, obter comportamentos autodestrutivos como auto mutilação, tentativas de suicídio fracassadas, abusos de medicamentos, ambiente familiar conturbado, instabilidade emocional e, não raro, aparecimento de sintomas histéricos (conversivos). Aliás, é muito mais frequente nas mulheres psicopatas ocorrer a psicopatia juntamente com características conversivas, como por exemplo, paralisias, dores de cabeça constantes, náuseas, vômitos, afonia, dores constantes pelo corpo sem motivos plausíveis etc. o que mostra que essas mulheres além da psicopatia, possuem traços histéricos em sua personalidade, o que as faz reprimir seus problemas psicológicos e transformando-os em problema físico.

Mulheres psicopatas não gostam de ser contrariadas e, assim como os homens sociopatas, elas podem demonstrar frieza, agressividade ou insensibilidade sem que isso acarrete em culpa, arrependimento ou remorso. Elas têm necessidade em demonstrar grande poder, destaque social, ou controle sob certas pessoas ou situações. São controladoras, persuasivas, influenciadoras e muito sedutoras. Elas podem exibir além de um comportamento sedutor, comportamentos sexuais perversos, tais como sadomasoquismo, e outros fetiches perversos. Normalmente tem um histórico de relacionamentos breves, que duram muito pouco, numerosos casos superficiais ou então mantém vários casos com relativa longevidade ao mesmo tempo. Elas são mulheres infiéis, que facilmente traem o cônjuge diante de oportunidades que possam atender seus interesses.

É muito comum estabelecerem relacionamentos estáveis apenas por puro interesse material, tais como homens que lhes proporcionem algum nível de infraestrutura sócio-economica que possa servir aos seus objetivos particulares. Para a psicopata, o sexo, a sedução e a orientação sexual são apenas mais uma moeda de troca como forma de manipulação, um de seus melhores utensílios para atingir seus desejos, pois obtém prazer de todas as maneiras que lhe convém.

E uma coisa é que: nunca se pode saber quem é psicopata e quem não é. Eu, você, seus pais, um parente ou amigo podemos ser psicopatas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário