DICAS: PARA COMEÇAR


Olá leitores , nossa primeira postagem aqui no Revlon Fanfic's será dicas para começar uma. Quero agradecer a cada um que ira ler essa postagem e comentar se possível para que possamos ajudar vocês sempre que pudermos. Aqui todos estão bem-vindos a criticar com o intuito que seja construtivo para nós , dar sugestões e divulgar sua fanfic. Não queremos brigas e muito menos desentendimento uns aos outros. Chega de blá e blá e vamos ao assunto do post , vamos treinar e ajudar vocês ;*

                                                 COMEÇO DE TUDO 

                    


Primeira coisa que devemos nos perguntar: O que é uma fanfic?

"Fanfic é a abreviação do termo em inglês fan fiction, ou seja, "ficção criada por fãs", mas que também pode ser chamada do Fic. Trata-se de contos ou romances escritos por terceiros, não fazendo parte do enredo oficial dos animes, séries, mangás, livros, filmes ou história em quadrinhos a que faz referência, ou uma história inventada por eles. Os autores dessas Fics são chamados de Fictores." - Wikipédia


Uma fanfic é um mero conto literário, feito por fãs para fãs. Fãs que compartilham pelos mesmos interesses de histórias e personagens conhecidos. Assim como um livro, a fanfic aborda mundos e universos que você acha interessante que em seu show favorito tome um rumo diferente do que é de costume. Aquela vontade de fazer com que certo leitores se emocionem com o que você está escrevendo; que se envolvem com os personagens que você escolheu ou que você inventou; que se choquem com a sua forma de se expressar em seu conto. É você chamar atenção do leitor e, ao mesmo tempo, expressar o que você sente para ele sentir o mesmo que você. Fanfic é uma forma literária de você se expressar o que você sente. É uma idéia que você quer compartilhar com outros que pensam na mesma coisa. É interagir com os pensamentos dos leitores, fazendo eles acreditar no que escreve. É a arte de fazer filmes... com palavras.

                                              PARA COMEÇAR                    




  • Personagens

A escolha de personagens parece ser uma etapa fácil para crianção do seu primeiro conto, mas sinto dizer que não é. É uma etapa difícil, mas é mais fácil do que criar o seu próprio. A escolha de personagens já criados do show involve compreensão de suas ações e de suas principais características para fazer um diálogo fluir naturalmente como uma nascente de um rio. Ao escolher um personagem (ou mais), várias perguntas tem que se feitas a si mesmo para compreender o personagem e o que ele tem a oferecer a sua história:

"O que ele faz?"  "Quais suas características?" "O que faz ele ser diferente dos demais?" "Quais são seus medos?" "Quais são seus desejos?" "Ele é engraçado ou sério?" "Ele é extremamente tímido ou abertamente extrovertido?" "O que ele gosta?" "O que ele não gosta?"e várias outras que você irá se perguntar conforme "mergulha" fundo em seus pensamentos e em sua essência.

Com isso, poderá compreender o que o personagem possivelmente fará no ato seguinte, sem forçar a história para a cena acontecer. Poderiamos usar, como exemplo para um curto diálogo, a Angela Pie e a Lisy Jack.

Angela Pie é uma personagem alegre, sempre disposta a ajudar os outros e fazerem eles sorrirem, não importa como. Está sempre sorrindo e rindo. Em seus diálogos envolve assuntos aleatórios e dinâmicos, a ponto de confundir as pessoas por mudar quase sempre de assunto. Ela adora cantar, não importa o tipo de música, o que ela quer é fazer outros personagens sorrirem.

Lisy Jack é uma personagem séria e carismática. Quando o assunto é trabalho e confiança, ninguém a supera. Num jeito bem interior e chamativo, ela orienta seus amigos com histórias cativantes e é sempre a primeira a dar o primeiro "casco" para ajudar alguém em dificuldades. Ela acredita que, através do trabalho duro e da confiança de seus amigos, pode-se conseguir tudo e um pouco mais.

O primeiro passo para a criação de personagens é pessoas , tem vantagens, defeitos e manias; estes três itens são indispensáveis. Caso se sinta mais à vontade criando alguém parecido com você, vai na fé. É até mais fácil e economiza uma quantidade enorme de tempo para a criação. Mas o problema vem em seguida: se você tira todas as características suas, vai sobrar muito pouco para adicionar nas outras personagens.
Ironicamente, é muito mais fácil criar uma boa quantia de personagens se você pegar suas características e dividí-las igualmente. Você é conhecido por ser teimoso, falta de inocência, ser bom com as pessoas, ser extrovertido, ser aventureiro, ter a cabeça quente e falar demais? Que bom! Significa que você pode criar sete personagens diferentes usando apenas suas características! Quando faltar características para outros personagens que você queira criar, pode-se usar personalidades de amigos(as), ou até mesmo conhecidos(as). Pegue tudo que sabe sobre eles(as) e divida nas personagens; há algumas características em comuns que não precisam ser repetidas, mas quanto mais diversificado, melhor; sem cair em contradição, claro. É bom deixar claro que "características" ou "personalidades" engloba VANTAGENS, DEFEITOS e MANIAS! E não apenas uma delas.

Criou um personagem? Ótimo, agora não tire a essência desta sem nenhuma razão! Esse erro é estupidamente comum e condena em diversas histórias. Tem uma personagem tímida e fraca? Não a faça ser extrovertida e forte sem nenhuma explicação convincente, ou seus leitores não aceitarão tão facilmente. Crie seus personagens de um jeito, atentando a todas as suas características. Lembrar que eles são mutáveis, mas não mutantes, e deve saber usá-los da forma mais aceitável possível. Parece o óbvio, mas em muitas obras isso não segue nem mesmo tal óbvio.

  • Ambiente

A localização do ambiente não é necessária ser tão óbvia assim; ela pode servir como uma espécie de mistério (descrição dos locais sem identificação, pensamento em conjunto com os personagens) e, às vezes, é necessário que o leitor não saiba mesmo onde o personagem está. Por exemplo: um personagem foi abatido e acordou enquanto era carregado. É óbvio que você vai descrever tudo que ele vê e todo lugar por onde ele passa, mas nem sempre é bom falar onde está acontecendo, ou boa parte da essência cai para fora. O ambiente pode ser descoberto junto com o personagem, descrevendo aos poucos os itens ou objetos de cena que ele vê no cenário presente. O estilo varia de autor pra autor.


  • Tempo e Espaço na História


O objetivo de um escritor é maravilhar leitores, com a sua escrita, os seus pensamentos, os seus ideias e, mais importante, o seu ser. Porque é a partir de nós que qualquer mundo existe, é com a nossa habilidade única para sentir que aquela personagem nasce. A base de uma fanfic começa aqui mesmo, no coração da criatividade: O cérebro.

O primeiro passo é tratar de um assunto que você goste, seja ele qual for. Se o tema que você escolhe para tratar na sua história não é do seu agrado e você não se sente completamente à vontade para desenvolver o enredo em torno dele, simplesmente descarte-o; um enredo bem desenvolvido e com um tema menos complexo é preferível a uma estória de complexidade mais elevada, não desenvolvida totalmente. E é claro, pesquise a respeito do tema que você escolheu, um escritor desinformado é prejuízo. Caso você queira fugir do clichê, quanto à temática, acrescente outros elementos na trama, como um suspense, outro suspeito – se for o caso – ou mais de um vilão; enfim, isso depende de autor para autor. Use a sua imaginação.


Isso é uma base de como começar , são dividos em varios passos a passos para você ter uma fanfic otima! Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário