DICAS: PERSONAGEM COM DEPRESSÃO




O que é depressão?
Depressão é, de forma simples, um humor baixo, ou baixo astral. Contudo, há algumas distinções importantes dentro disso.A condição de ser depressiva é em si mesma patológica, o que significa que ela não pode ser resolvida por si só, um período de baixo astral além do que seria esperado.


Depressão pode ser diagnosticada quando uma pessoa tem experienciado um baixo astral persistente, por duas semanas ou mais. Isso significa que ficar chateado por alguns dias depois de notícias ruins, ou sentir uma tristeza depois da morte de um conhecido de forma normal, não se qualifica como depressão. Depressão é um distúrbio psicológico com um componente físico, caracterizado pelo persistente baixo astral e a incapacidade de moderar ou controlar esse estado de espírito.
Pessoas que sofrem de depressão usualmente caem dentro de duas categorias:
  • Aguda (Um episódio): Isso significa que a pessoa experienciou um episódio de depressão, talvez por causa de um certo evento em sua vida, em que a pessoa não consegue escapar do estado de baixo astral após uma quantidade padronizada de tempo já passou.
  • Crônica (Contínua): Pessoas que sofrem de depressão crônica usualmente experienciam um número de episódios espalhados, com sintomas que seguem uma sequência clara de reincidente e remitente, o que significa que eles estão presentes, então a pessoa fica melhor, e então eles voltam de novo.
Outro modo de olhar para isso é classificando em um tipo clínico ou situacional,embora esse método não sera estritamente certo ou, em minha opinião, apropriado.
  • Depressão Situacional: É descrita como similar à aguda, tendo acontecido por causa de um evento na vida da pessoa, e consistindo de um único episódio que se resolve, isto é, melhora e a pessoa nunca mais sofre de depressão.
  • Depressão Clínica: É ligada à crônica, no sentido de que a pessoa experiencia um constante ciclo de sintomas que aparecem e depois desaparecem.
O problema com essa classificação é o fato de que a depressão situacional é clínica pela pura natureza da palavra, já que é um problema clínico que deve ser tratado por um profissional, e não devia ser minimizada como um problema “situacional”, “circunstancial” ou “social” — É um problema depressivo tão válido quanto qualquer outro.
Depressão clínica pode ser situacional, no sentido de que situações que acontecem no curso da vida da pessoa podem ser responsáveis por iniciar um estado depressivo, que vai se resolver, e depois acontecer de novo quando outra situação adversa ocorrer.
Por essas razões, pensar em depressão como aguda ou crônica é um jeito muito mais viável, e também menos ofensivo, de descrever a condição. Dizer a alguém que está muito mal que o que eles têm é “só situacional” pode ser não ser uma boa ideia, do mesmo modo que dizer a alguém que está muito orgulhoso e também se sente muito pressionado pelos estigmas que cercam a saúde mental que eles têm “depressão clínica”, pode ser não ser recebido de uma boa forma.
Descrever depressão como clínica ou situacional pode ser interessante em termos de fazer considerações sobre o seu personagem, mas por favor seja cuidadoso com o modo que você usa essas frases.
O que causa depressão?
Um número de fatos têm sido considerados como coisas que vão aumentar a chance de alguém sofrer de depressão. Pode ser interessante pensar em quais dos fatos a seguir o seu personagem vai ter, ou se ele vai apresentar qualquer um deles, e qual seriam seus próprios motivos para sofrer da condição.
  • Predisposição genética: Um pai ou pessoa da família próxima sofre de depressão.
  • Eventos da vida da pessoa: Por exemplo, uma situação social, isolação, ou falta de uma relação próxima com alguém.
  • Álcool/Uso de drogas em excesso.
  • Abuso (sexual, físico ou emocional), principalmente na infância.
  • Desemprego.
  • Outras condições psiquiátricas já existentes: Por exemplo, esquizofrenia.
  • Problemas de saúde crônicos (que duram por bastante tempo).
  • Pós-natal (10% das mulheres sofrem de depressão pós-parto)
Num nível com bases mais científicas, há fortes ligações entre níveis baixos de certos elementos químicos (como serotonina, dopamina e norepinefrina) no cérebro e o desenvolvimento de depressão. Muitos dos medicamentos antidepressivos comuns tem foco em corrigir esse desequilíbrio químico e tratar a causa física para um problema psicológico.
Quem sofre de depressão?
Depressão pode afetar qualquer um — sério. Da minha experiência na prática clínica, um número crescente da população tem sido medicada contra a depressão, variando de garotas adolescentes para diretores de grandes e bem-sucedidas empresas. Como todos os distúrbios de saúde mental, a depressão não faz discriminação. De qualquer forma, aqui estão alguns fatos:
  • 10-16% dos homens e 20-24% das mulheres vão ter alguns sintomas de depressão.
  • 2-4% dos homens e 7-8% das mulheres vão atualmente sofrer de depressão.
  • É o diagnóstico mais comum feito por médicos da família (Isto é, um médico em particular que cuida da saúde de toda a família).
  • Depressão é responsável por 45% de todos os diagnósticos psiquiátricos.
Em suma, depressão é comum na sociedade de hoje.
Sintomas de depressão — como eles são?
Como foi mencionado antes, para se fazer um diagnóstico de depressão, esses sintomas devem estar presentes por ao menos duas semanas. Isso significa que a pessoa deve ter experienciado alguns dos sintomas a seguir por ao menos uma parte do dia, em todos os dias nas últimas duas semanas.
Principais sintomas (Essas são as características principais de uma doença depressiva e, sem ao menos uma delas, é muito improvável que a pessoa esteja sofrendo de depressão):
  • Baixo astral.
  • Inabilidade de encontrar prazer ou alegria em coisas que eram agradáveis antes (Por exemplo, perder interesse em um hobby que a pessoa antes amava, não querer sair e ver seus amigos quando ela era antes bastante sociável).
  • Baixo nível de energia — A pessoa se sente cansada e drenada.
Sintomas secundários (Experienciado em diferentes combinações dependendo da pessoa, mas a presença de ao menos alguns deles seria esperada de alguém sofrendo de depressão):
Sintomas de pensamento:
  • Sentimentos de culpa, inutilidade e falta de valor.
  • Ideação suicida: Pensamentos de automutilação e/ou suicidas. Algumas pessoas consideram isso, mas também sabem que não vão agir nessas considerações. Em casos de depressão mais severa, elas podem fazer planos, ou mesmo começar a preparar as coisas para isso, como por exemplo, estocando drogas suficientes para uma overdose ou escrevendo notas suicidas.
  • Falta de concentração.
Sintomas físicos:
  • Sono: Dificuldade em dormir, ou acordar frequentemente de noite. Um sintoma clássico de depressão é acordar bem cedo, isto é, acordar duas horas ou mais cedo do que a pessoa normalmente acorda ou deveria acordar, e não conseguir dormir de novo.
  • Variação de peso: Isso pode ser tanto perda de peso, como comer não é mais algo agradável para a pessoa e ela tem pouca energia para preparar comida, ou ganho de peso, devido a ela comer para se sentir melhor.
  • Perda do líbido: Pouca vontade de fazer sexo ou desinteresse em atividades sexuais.
  • A pessoa parece ter “desacelerado”: Outros podem notar que a pessoa parece estar se movendo ou falando mais devagar, e pensamentos parecem levar mais tempo para se formar.
  • Agitação/Inquietação: Isso pode ser em pensamentos ou fisicamente, como repetir mais e mais o mesmo pensamento, ou comportamentos irrequietos como andar de um lado para o outro ou levantar e sentar repetidamente.
  • Problemas de memória: Ligado aos problemas de concentração.
Notas adicionais:
  • Depressão tende a aderir a uma variação diurna, o que significa que os sintomas são piores de manhã cedo e tarde da noite.
Como a maioria dos distúrbios de saúde mental, a depressão tem um espectro, o que significa que ela pode variar de leve para moderada, até severa.
Alguém sofrendo de depressão leve iria provavelmente apresentar um sintoma principal e três secundários, com depressão moderada seria provavelmente dois principais e quatro a sete outros sintomas (principais ou secundários).
Depressão severa usualmente consiste de um sintoma principal e sete ou mais outros sintomas. Contudo, em depressão severa outros sintomas podem surgir, incluindo sintomas psicóticos como alucinações e ilusões, assim como outros sintomas como catatonia (Esses vão ser cobertos no meu próximo guia sobre esquizofrenia, mas seja avisado que esses sintomas são raros e só são vistos nas formas mais severas do distúrbio — se você pretende escrever um personagem com um deles, por favor faça uma pesquisa cuidadosa).
Quais são os tratamentos para depressão?
Como a depressão em si, os tratamentos disponíveis estão em um espectro, e frequentemente dependem de quão severa a depressão é.
  • Considerações sobre o modo de vida: Muitos doutores vão aconselhar que pacientes com depressão leve tentem fazer algumas mudanças em sua rotina antes de prescrever medicação que pode até prejudicá-los. Isso pode incluir fazer mais exercícios, comer melhor e tentar dormir o suficiente.
  • Psicoterapia: Pode variar de aconselhamento e terapia normal para terapia cognitivo-comportamental, com todas usando a conversa como uma ferramenta para melhorar os sintomas.
  • Medicação: A próxima alternativa é usar medicações. Se você quer algo específico, os ISRSs são os mais comumente prescritos (o prozac/fluoxetina é provavelmente o mais conhecido). Medicação antidepressiva resolve o desequilíbrio químico no cérebro e reduz/remove os sintomas da depressão. Eles tipicamente levam de quatro a seis semanas para dar efeito e devem ser tomados por ao menos seis meses para evitar relapsos (Essas drogas podem ter efeitos colaterais que variam de náusea e vômito para dores de cabeça e insônia, o que contribui para o fato de que a maioria das pessoas que sofrem de depressão não continuam a tomar seus remédios).
  • ECT (eletroconvulsoterapia): Ás vezes usadas como um complemento para os antidepressivos, usada em casos de depressão severa (Por favor pesquise bastante se você vai usar esse tipo de tratamento em sua escrita, ou venha na minha inbox e eu vou ficar mais do que feliz em te dizer o que eu sei — não é prender alguém em uma cama e eletrocutar ele como se não houvesse amanhã).
E sobre suicídio e automutilação?
Esse é todo um outro conjunto de tópicos extremamente amplos. Eles estão na minha lista de próximos guias. Se alguém precisa de informação em como retratar essas ideias de forma correta e respeitosa, se sinta à vontade para me mandar uma mensagem, e eu vou colocar esse guia em particular no topo da minha lista.
Uma coisa que é vitalmente importante de mencionar, é a consideração de fatores de proteção. Se um personagem é depressivo, persistentemente se sentindo para baixo e sem valor, é lógico que ele pode se mover para pensamentos mais obscuros.
Em questão de desenvolvimento, eu acho que é crítico saber o que está fazendo com que eles não tomem ação nessas ideias mais obscuras, ou qual é a razão que os faz querer ficar melhor. Isso pode ser qualquer coisa, desde um relacionamento romântico, para um objetivo de vida ou um membro da família. É razoável acreditar que a maioria das pessoas que sofrem de depressão tem alguns fatores de proteção, porque de outra forma eles teriam tentado e conseguir se suicidar.
Como depressão vai afetar alguém em longo prazo?
A perspectiva para depressão é relativamente boa, em comparação com outros problemas psiquiátricos, e a maioria das pessoas que sofre da condição vão ter uma boa recuperação.
O período de maior risco (por causa de auto mutilação e suícidio) para uma pessoa depressiva é o tempo em que ela ainda não recebeu diagnóstico, e as quatro para seis semanas que o tratamento leva para dar efeito, depois que elas foram diagnosticadas.
O tratamento deve continuar por ao menos seis meses, com algumas autoridades aconselhando nove. Se o tratamento para cedo há uma chance de 80% de que a depressão vai reaparecer. Algumas pessoas que sofrem de depressão crônica tem de tomar medicação antidepressiva em uma base mais permanente para prevenir o retorno de episódios depressivos. Apesar disso, relapso é comum de qualquer jeito, especialmente para aqueles que sofrem de depressão mais crônica.
Fatores que indicam uma chance melhor de ter uma recuperação completa e sem relapsos é uma grande perda ou evento claro que levou à depressão, e uma personalidade normal (sem nenhum distúrbio de personalidade ou outra condição psíquica) antes do episódio de depressão acontecer.
Finalmente…
Agora, para a minha despedida usual, posso fazer um pequeno pedido para a comunidade como um todo? Se você vai escrever um guia, ou qualquer outro tipo de texto educacional sobre saúde mental ou qualquer outra condição, que você vai então disponibilizar como recurso, por favor, por favor tenha certeza de que você está bem informado.
É extremamente triste para mim, um número de amigos e eu acredito que para muitos outros, quando eu entro no tumblr e vejo guias, não importa o quanto bem-intencionados, retratando uma condição tão imprecisamente e ofensivamente, quando aquela condição (e os equívocos que desinformação traz) pode ter consequências tão severas.
Pessoas gostam/reblogam o seu guia porque elas confiam em você, e você pode ficar surpreso no tanto que elas confiam em você/tomam o que você diz como lei. Por favor, não abuse dessa confiança ao dar-lhes informação falsa ou informação em um tópico que você na verdade não conhece muito/tomou pouco tempo para pesquisar, tudo por causa de algumas notas em um post.
Por favor seja responsável, respeite os limites de seu próprio conhecimento e, acima de tudo, respeite aqueles que podem ter o distúrbio/condição sobre o qual você está escrevendo e sua família e amigos.
Esse guia contém informações da minha faculdade de medicina britânica, pontos de vista da minha experiência como um estudante de medicina, e minha experiência pessoal; É compartilhado com a esperança de ajudar e trazer sensibilização. Nenhuma dessas informações tem a intenção de ser ofensiva, e eu te encorajo a checá-las e procurar clarificação se você precisa. Obrigado por ler!
Traduzido e adaptado para o português pelo Samuel. O tumblr da autora estava inativo no período em que esse guia foi escrito. [créditos]

Nenhum comentário:

Postar um comentário