DICAS: SEM CRIATIVIDADE, O QUE FAZER?


Aquele velho ditado: quem é vivo sempre aparece.
Sumi por alguns dias mas estou de volta e trouxe hoje pra vocês uma dica que é realmente muito útil. E sim, sempre acontece! Não importa se você tenha a história toda planejada em sua cabeça, uma hora acontece. Go?
Muita gente trava num determinado capítulo da sua fanfic e não tem mais ideia de como continuar a escrever a história. Por mais que você tenha ela completamente planejada em sua cabeça, isso pode acontecer com qualquer um. E é normal sim. Isso acontece provavelmente porque sua fonte de criatividade esgotou! E o que você deve fazer quando isso acontecer é parar um pouco de escrever e esperar que as ideias comecem a surgir em sua cabeça. ´´Mas Mandi, não posso esperar!´´; não tem problema! É pra isso que eu criei o post de hoje. Abaixo vão algumas dicas de como evitar e do que fazer quando acontecer:
  • Anote tudo que vier a sua cabeça! Eu sei que quando você tá tomando banho, almoçando, brincando e até mesmo dormindo, várias ideias surgem a sua cabeça. E para que você nunca fique desprevenido, anote tudo o que surgir. Mesmo que não use nem metade delas, anote, alguma hora você vai precisar! 
  • Leia constantemente. Praticar a leitura e a escrita, é um exercício para sua mente. Se você não lê, sua mente ficará preguiçosa. Logo, você não conseguira pensar e nem fazer qualquer outra coisa.
  • Esteja sempre atualizado de tudo o que os outros escritores de fanfics que você conhece postam. Não, não é um plágio! Mas você pode estar lendo uma história romântica, triste, engraçada e podem surgir novas ideias, e então, você anotará tudo.
  • Releia sempre toda sua história. Não é cansativo, isso porque se você escreve com atenção, sempre vai saber o que escreveu. E então, quando for ler, poderá apenas passar o olho pois já saberá do que se trata.
  • Leia qualquer coisa que você julga ser valioso. Isso vale para tudo que está entre um folheto de propaganda e um livro de histórias.
  • Faça um planejamento de tudo, se organize! Estar com a cabeça na lua não ajuda em nada. Então, antes de começar um novo capítulo, pare um pouquinho e planeje tudo o que tem pra fazer. Assim, você terá algo como uma agenda e não precisará se preocupar com outros assuntos quando estiver se concentrando.
  • Inove. Todo mundo sabe que uma hora, tudo cansa. Então sempre que puder, inove. Traga novos personagens, inclua na sua história um novo acontecimento marcante. Algo que deixe as pessoas com vontade de ler.
  • Questione seus leitores. Acho um ponto extremamente importante. Deixe seus leitores curiosos no final de cada capítulo. Um pouco de suspense não faz mal. 
  • E quando sua criatividade realmente esgotar e você tiver um dia certo para postar, releia sua história e tente criar algo como um capítulo para explicações. Narrado pelos próprios personagens, claro. Explicando algumas coisas que você ache que mereça e que seja importante.
  • E se isso tudo isso acima não te ajudar, ouça uma música que ama, grite pela casa toda, faça bagunça, SURTE... isso com certeza vai funcionar!
     E é isso, o post não é nada grande porém acho bem útil e foi baseado em uma dúvida minha. Qualquer dúvida, é só perguntar (:


Nenhum comentário:

Postar um comentário