DOANDO: PERSONAGENS ORIGINAIS





Combine traços e estilos de vida discordantes em um personagem e de repente você tem um perfil emocionante, vivo e respirando, sobre o qual os espectadores teriam curiosidade de saber mais. Pegue um "chefe da máfia", por exemplo. Um personagem importante de muitos filmes de máfia, correto?
Então, se você escreveu sobre mais um Tony Soprano ou Don Corleone, você estragou tudo. Todavia… E se o seu "chefe da máfia" escreve poesia, secretamente as envia para vários concursos, e um dia vence um grande concurso de poesia nacional e a CNN tenta entrevistá-lo? Pense nas complicações embaraçosas que se seguem…

Uma professora universitária… e se ela for também uma peoa de rodeio nos meses de verão? Ou, e se for descoberto que ela nem terminou a escola primária?

Um motorista de caminhão de lixo… pode ele ter poderes de cura? Ele pode transformar o lixão municipal num santuário para aqueles que procuram cura rápida para suas doenças terminais?

Pode uma avó de Old Town, no Maine, vir a ser uma assassina de aluguel contratada por um proeminente corretor de Wall Street para neutralizar… (quem)?

E que tal uma agente secreta masoquista e bulímica?

Aqui vai um pequeno exercício divertido:

Prepare duas colunas.


  • Na primeira coluna escreva 20 profissões muito específicas (tipo… chef gourmet, escritor técnico, caminhoneiro de carreta Peterbilt, curador-chefe de museu etc.).
  • Na segunda coluna escreva 20 hobbies, manias ou crimes bem específicos (tipo… tem um caso com uma estrela do futebol brasileiro, tem que ir ao banheiro a cada 10 minutos, fala 17 línguas fluentemente etc.).
  • Em seguida, desenhe linhas entre os itens da primeira coluna e os da segunda e veja que tipo de faíscas criativas começam a surgir. Você pode ficar muito agradavelmente surpreso.

Os seus personagens serão tão originais quanto você conseguir ser ousado em sua escrita.

creditos

Nenhum comentário:

Postar um comentário